Tartaruga Mary River

Tartaruga Mary River
CosmoBlog - News
   Nas corredeiras do Mary River, sudeste de Queensland, Austrália, vive uma das espécies de répteis mais exóticas e ameaçadas do mundo, segundo o ranking da Sociedade Zoológica de Londres. São as tartarugas Mary River (Elusor macrurus), animais que se destacam até mesmo na fauna australiana (que já é bastante exótica).

   Elas são conhecidas pela pelagem verde no topo da cabeça e por conseguirem usar sua cloaca, cavidade que funciona como genitália em diversas espécies, para respirar. É claro que elas não a usam para isso o tempo todo mas, para uma espécie que é capaz de ficar submersa por até 72 horas, contar com um outro órgão para captar oxigênio é sempre bom.

   A
Tartaruga Mary River
CosmoBlog - News
lém da aparência curiosa, o réptil também tem uma evolução biológica notável. Enquanto nós nos distinguimos de nossos “parentes” mais próximos há 10 milhões de anos, as tartarugas Mary River divergiram das outras espécies há 40 milhões de anos.

   Desde os anos 1970, a população dessa espécie tem caído. A ameaça de extinção é resultado de anos de construções de represas no habitat natural das tartarugas, que também tiveram seus ovos coletados por mais de 20 anos para que fossem vendidos como pets.


   Elas também demoram para atingir a maturidade sexual. Alguns exemplares começaram a se reproduzir apenas aos 25 anos.

   As tartarugas Mary River estão na 31º posição da lista de espécies de répteis em extinção da Edge of Existence, programa de preservação da Sociedade Zoológica de Londres. Atualmente, outras organizações estão trabalhando para que a espécie sobreviva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário