Como surgiu a ciência

A revolução que transformou o mundo
Como surgiu a ciência?
CosmoBlog

   A 25 Séculos, na ilha de Somos e nas outras colônias gregas, houve um glorioso despertar. de repente havia gente que acreditava que o mundo era feito de átomos, que os seres humanos e os outros animais haviam evoluído de formas simples, que as doenças não eram causados por demônios ou pelos deuses, que a Terra era apenas um planeta girando em torno de um sol, que estava muito distante.

Como surgiu a ciência?
CosmoBlog
   Esta revolução tirou o cosmos do caos, Lá, cinco séculos antes de Cristo, uma nova ideia surgiu a ideia mais brilhante da humanidade, a de que o universo é reconhecido, pro que? Porque ele era ordenado, porque a regularidades na natureza que permitiam que os segredos fossem descoberto. A natureza não é totalmente imprevisível, há regras, que até ela tem que obedecer.

  Esta característica ordenada e admirável do universo, foi chama de Cosmo; e ela foi estabelecida em frontal contradição à ideia do caos, triste foi o primeiro conflito que conhecemos entre ciência e misticismo, entre a natureza e os deuses.

Porém, por que lá? por que não, na América, na Índia, na China, na Austrália? lá era um arquipélago a pouco colonizado, de vários povos.

O que fazer quando dois ou mais deuses reclamam o mesmo território?
Como surgiu a ciência?
cosmoblog

O deus babilônico Marduque e o grego Zeus, cada um era considerado o rei dos deuses, mestre do céu. O povo poderia decidir que, já  que os dois tinha atributos bem diferentes, que um deles foi meramente inventado pelos sacerdotes, mas se um poderia ser, por que não os dois?

Então foi lá que surgiu a grande ideia, a compreensão de que poderia haver um meio de entender o mundo sem a hipótese do deus; de que poderia haver princípios, leis da natureza através do quais o mundo poderia ser entendido, sem atribuir a queda de cada pardal a intervenção direta de Zeus.

Foi neste lugar e desta maneira que nasceu a ciência!

Como surgiu a ciência?
CosmoBlog
 O primeiro cientista jônio chamava-se Tales, nascido na cidade de Mileto. Ele tinha viajado para Egito e estava familiarizado com o conhecimento da Babilônia, tanto os babilônicos como ele acreditavam que o mundo já fora somente água, os babiônicos diziam que foi o seu deus Marduque  que colocou um capacho na superfície das águas e empilhou areia sobre ele. 
  Tales tinha um visão similarmas deixava Marduque de fora"É o mundo já fora água em sua maior parte, mas fora um processo natural que explica a terra seca" Tales achava que era similar ao assoreamenteo que vira no delta do rio Nilo. 

Se as conclusões de Tales estavam certas ou não, não é nem de longe tão importante quanto a sua abordagem O MUNDO NÃO ERA FEITO PELOS DEUSES, mas  sim o resultado de forças materiais interagindo na natureza. 

     texto de : Carl Sagan - Historiador, astrônomo, físico, cosmólogo e escritor. 
ciência é mais uma forma de pensar do que um corpo de conhecimento. 
É arte e uma poesia sem ilusão, algo apaixonante e fria ao mesmo tempo.
É a ferramenta com a qual construímos o mundo que nos cerca.
É magnífico viver em uma época onde até a formação dos continentes 
é explicado a luz da razão.  

E é por essa brilhante ideia 
que o CosmoBlog 
está aqui hoje.
Um cientista que não calou frente a opressão,
que dedicou sua vida ao conhecimento científico.
A todos estes, obrigado por tudo,
vocês tiraram o mundo da escuridão da ignorância.
vocês deram visão aos cegos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário