Corrupção

-A corrupção é um vírus da qual temos que nos vacinar contra, todo dia, caso contrário nossa imunidade baixará e o vírus eclodirá-

   Ultrapassar pelo acostamento, Furar filaComprar produto falso, parar em fila dupla, usar carteira de estudante não sua, sentar em local para deficiente ou idosos, declarar informação errada no imposto de renda, assinar lista de chamada pelo colega, aceitar troco a cima do valor correto, fazer gato de TV a cabo, fura o sinal vermelho ou amarelo, comprar produto roubado, subornar autoridade civil ou militar, não assinar a carteira de trabalho do seu funcionário, desviar dinheiro público.
É TUDO FARINHA DO MESMO SACO. 

corrupção
   Corrupção é qualquer ato que desvalorize a moral de uma sociedade, que torne putrefato a ética de um Estado, em outras palavras é tudo aquilo que desrespeite uma lei, uma pessoa, um direito ou passe por cima da justiça, mesmo que seja de forma não direta, como é o caso de comprar produto roubado ou pirata. Sobretudo, não importa se pequena ou grande, a corrupção decompõe a vida saudável de uma sociedade, e faz dela algo débil e difícil de evoluir.



   Amigo cosmonauta, você já conheceu uma pessoa extremamente corrupta, e eu não estou falando de político, isto é, a única diferença é que corrupção dos políticos "todo mundo" critica e corrupção do povo "todo mundo" faz. Seja no meio do povo, seja no congresso nacional, ter pessoas desprovidas de ética é uma maldição, e se não houver alguém que ponha ordem a desordem reina, e a prova disso é:

  1. Nos trabalhos de escola, aquele grupo dos bagunceiros quase sempre tira a pior nota, porque esperam uns dos outros ou fazem de qualquer jeito. Além do mais, o professor sempre sabe quando o trabalho escrito foi copiado da internet e não feito por eles.
  2. É só começar com lixo nas ruas, cartaz preso de porte a porte, cavaletes de propagandas no meio da calçada, que logo logo termina com roubos, mentiras, desrespeito de leis e outros. Pequenas corrupções fazem criminosos se sentirem confortáveis para agir com corrupções maiores. 
  3. Só precisa de um funcionário "matando" o trabalho, que outros irresponsáveis tomam também a dianteira, atrapalhando e desrespeitando o colega de trabalho que se esforça para completar sua participação. Atrapalhando também o desenvolvimento da equipe e da empresa.
  4. Basta o pai atestar que o filho faltou a prova por que estava doente, sendo que faltou para vagabundar, que plantar uma ideia podre a ideologia do seu filho, a de que responsabilidade e compromisso são valores dispensáveis, uma vez que basta mentir para esquivar-se a culpa. Tornando, assim, seu filho um homem que irar tirar proveito de todos sem respeitar ninguém.
   


  O pior de tudo, é a marca cultural que a corrupção deixa na sociedade:

  • -Olha lá, olha lá, é um otário, faz tudo certinho.
  • -Pô irmão, qual é ? quebra esse galho, nos somos amigos.
  • -Eu vou fazer mesmo, todo mundo faz...
    • -Sem problema, foi só mais uma vez.
      Se torna tão cultural, que parece ser mais importante fazer o errado do que andar de mãos dadas com os valores ético. E tão forte, que quando você tenta andar pelo certo, acaba se isolando de muitas pessoas, e se deprime justamente porque "todo mundo faz",  e na maioria dos casos o indivíduo acaba cedendo, e se tornando mais um.

    Mas, calma meu amigo cosmonauta, se o mundo pode lhe mudar, você também pode mudar o mundo.
    Podemos sim acabar com a corrupção!
    Quer um país sem corrupção?


    Negar a corrupção
      Se lembra quando eu disse, que só precisa começar com algo para que os outros tomem continuidade? Pois bem, a verdade é que ninguém aguenta mais tanta desonestidade; nós, cidadãos dedicados não queremos mais andar pelo errado, porém falta algo dentro de nós, algo que não tivemos no nosso processo de aprendizado, falo da educação proativa, de que adianta tanto conteúdo, saber o que é certo e o que é errado e não ser proativo o bastante para tomar um atitude? A sociedade não precisa de super-heróismas sim de humildes e pequenos heróis que se dedique a contrapor consigo mesmo suas pequenas corrupções, e assim convencer os outros, pois a fala convence, mas o exemplo arrasta. Não obstante, a corrupção é um vírus para nossa sociedade, da qual temos que nos vacinar todo dia, todo dia que for fazer algo errado não agir pelo instinto, todavia sim buscar a consciência, procurar uma maneira de solucionar seus problemas sem ferir a integridade civil, ética ou moral de outro, e se não houver uma maneira de driblar a corrupção, aceitar fazer o certo sem birra, o mundo não gira em torno de você!

         Tome a frente e seja um combatente da corrupção de verdade:

    • Se não é caso de vida ou morte, fale a verdade.
    • Não é seu? Não pegue!
    • Fez errado? Assuma!
    • O outro fez certo? Dê apoio!
    • Não quer esperar? A culpa não é dos outros!
    • Não é um direito seu? Não use!
    • É barato? Mas é incentivo ao crime!
    • É público? Então não é só seu!
    PEGA ALGUMA FRASE DE COMBATE A CORRUPÇÃO QUE VOCÊ VIU AQUI E PUBLIQUE NA SUA REDE SOCIAL.
    COMEÇA A FAZER
    SUA PARTE
    AGORA!

    se a conquista de um futuro melhor é para todos a luta também deve ser!




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário